domingo, 27 de maio de 2012

Nossos Desafios

Algumas razões me levaram a explorar a cozinha francesa; devo confessar que a simplicidade e ao mesmo tempo seu requinte, são combinações difíceis de se encontrar; e essa é a primeira razão. A segunda delas é o desafio; fui acostumado e criado dentro de uma cozinha italiana, mas sempre soube que quando se quer ampliar os horizontes gastronômicos, passar pela cozinha francesa é mandatório, e isso vinha me instigando por muito tempo.

Não posso deixar de mencionar também que a cozinha francesa é uma máquina de espaço-tempo; não estranhem esse meu comentário nem acreditem que estou louco; quando digo isso é porque a considero como "atemporal", ou seja, ao entrar em um restaurante fracês, seja ele um bistrot ou uma brasserie, é como se o tempo tivesse parado. As cores, a madeira, o atendimento e a familiaridade como o garçom circula pelo pequeno estabelecimento, a sensação de aconchego e a vontade de ficar mais um pouco, fazem com que nunca saibamos em que ano estamos.

Outro ponto alto da cozinha francesa é o preparo; normalmente os franceses dedicam maior tempo de preparo aos pratos que os italianos, especialmente nos doces, sem contar que as finalizações e a decoração final também são mais sofisticadas. Italianos que me perdoem - Mamma, não foi de propósito !!

Os franceses exploram de forma singular as ervas aromáticas, como o zimbro, estragão, tomilho, alecrim, cominho, manjericão e sálvia, sejam elas frescas ou desidratadas; prepare-se para uma viagem aromática. Exploram também os caldos, sempre bem elaborados e com no mínimo dois ingredientes marcantes, lembrando que uma quantidade enorme de pratos franceses é servida com eles. Os molhos também são um marco nessa culinária, como a Mayonnaise ou o Hollandaise, finalizando pratos como verdadeiros atores principais, nunca coadjuvantes. Utilizam também ingredientes rústicos com elegância, tais como os cogumelos e o ovo, este último sempre preparado de forma sutil e delicada.

Sugiro que vocês utilizem as medidas na proporção e quantidades corretas, já que a culinária francesa é implacável na precisão. Nada de mais ou menos, um pouco disso ou nada daquilo; siga as instruções à risca, e se possível compre uma balança de cozinha. Não é brincadeira.
As técnicas culinárias são bastante variadas, como os guizados, estufados, salteados, passando até mesmo por técnicas de corte bem singulares e especiais - fica claro que a cozinha francesa nasceu para a simplicidade, mas se desenvolveu para a nobreza.

Convido vocês a viverem essas experiências, e a descobrirmos juntos esses caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário